domingo, 28 de fevereiro de 2016

Coisas de Larissa: O Capixabês



Oiii gente >w<

É Domingo! Esse post eu comecei na sexta e só vim terminar hj hehe.
Mas o pq é o novo visual do blog ! AÊÊ !! Capa nova com um ilustração minha (*u*) e layout novo! Ainda tô modificando algumas coisas, ( colocando algo que eu esqueci e tal),mas pra não ficar muito tempo sem postar eu resolvi terminar esse post. Então hj resolvi fazer um post diferente, como eu disse em um post ( foi quando eu retornei com o blog acho) que eu queria fazer uma parte para falar sobre mim,, sobre meu dia , sobre algo assim então para o primeiro post sobre "mim" resolvi falar de onde eu vim. Calma não é isso q vc tá pensando kk , resolvi falar do meu estado e de como as coisas aqui são ( pelo menos do meu ponto de vista)

Bem pra começo de conversa eu sou capixaba, nascida e criada em Vitória no Espirito Santo, e aqui no meu estado temos paisagens lindas,ótimas praias e em umas manias de falar meio coisa de capixaba mesmo.

Aqui no Espírito Santo nós não temos um "sotaque, sotaque", uns falam que sim, alguns dizem que a gente fala cantando, mas eu acho que a gente não tem é nada! haha
Mas a gente tem muitas manias de gírias e que a gente chama de "Capixabês".
Eita mas como assim?

Vou falar sobre um pouco do " Manual Capixabês"


 ~ Manual Capixabês ~
by Larissa Vieira 


Aqui a gente não tem muito a mania de falar " ah arrebentou ", aqui é tudo pocar, gente do céu poca tudo!  Ou seja o Pocou/ Pocar é o  arrebentou/arrebentar, tipo:

 Outro lugar: - Meu chinelo arrebentou!
 Capixaba: - Pô meu chinelo pocou.

Sabe aquele bichinho que as vezes vc vê dentro de casa e que come moscas, mosquitos e outros insetinhos e tals ? A Lagartixa! Bem, não sei como vcs chama ai no estado de vocês mas, aqui a gente chama de Maria Joaquina. Não gente, é mentira! A gente chama de Taruíra.( Mas aqui em casa uma vez a gente já botou um nome na taruíra pq ela sempre tava aqui em casa, e era sempre a mesma! Ai minha irmã chamou ela de Maria Joaquina e pior que logo depois a minha prima descobriu que tava grávida de uma menina e pá colocou o nome dela de Maria Joaquina! Coincidência! Juro gente! A menina é linda, mas a gente tinha a Maria Joaquina primeiro.

Quando a gente vai definir algo muito grande tipo: - "Abriu um buraco enorme/grande na estrada", qui  a gente fala " Abriu uma chapoca de buraco na estrada! Tudo grande é chapoca!

"Nossa que Chapoca de espinha"
"Olha que chapoca de gato"
" Ia que chapocão "

O mineiro fala “uai”. O capixaba fala “iá”. Tipo : " iá olha quem tá ali." "ou Iá olha quem chegou."

Ai vc tá aqui no ES e ouve assim " Fulano vamos pro rock? "
Em geral a gente usa "ir ao rock" pra sair pra qualquer lugar! Tipo vou na balada - "vou pro rock hj "- , "vou curtir um samba" - "vou pro rock "- , vou a um show de rock - "vou pro rock". Então se vier pra cá e alguem te chamar pra ir pro rock, é só pra sair e curtir. 

A mania de colocar bicho em tudo também é algo bem capixabês. Exemplo, vc tá em um trânsito e tá tudo parado " pô esse trânsito tá o bicho" ou pra expressar coisas que estão iradas, " esse show tá o bicho!". 

E quando eu estudava na escola de ensino fundamental, aqui tinha uma lenda urbana que assombrava muito todo mundo, a tal da mulher de algodão!
Bicho, que medo! Eu lembro o medo que a gente passava pra ir no banheiro por causa dela! Eu me lembro uma vez de que todos já estavam na sala e uma menina tinha ido no banheiro deu um grito e saiu (cai no meio do pátio), quase morrendo de tanto chorar que viu a mulher de algodão! Se ela viu ou não eu não sei, mas ficamos um bom tempo sem ir no banheiro daquele pátio! haha

Ah sim tem outras coisas tipo, capixaba não desembarca do ônibus ele "salta", e também capixaba não vai ao centro, ele vai na "cidade", ou capixaba não sente agonia de algo ele sente "gastura", capixaba não para no semáforo ele para no "sinal",  pão francês é "pão de sal", tangerina é "mexerica (mixirica)" ( eu só vim descobrir que era mesma coisa, quando eu já era velha gente! haha ), pro capixaba não está sem açúcar está  "sem doce", capixaba não acha legal, acha "massa", capixaba não acha uma coisa sem graça, acha " mó palha" ,

Então essas são algumas das coisas capixabas, se vc não é capixaba ou que achou ? Vc conhecia algo? Já veio visitar o ES? Não deixe de comentar e curtir o post ( isso ajuda muito *w*)
Bicho! Vem me seguir  nas redes sociais também ♥

{  Facebook | We Heart It | Twitter | Instagram | Snap: pqplyla } 

  \  (¯ ▽ ¯) ノ   Mata ne Bai Bai   \  (¯ ▽ ¯) ノ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hello Poppukõns ! (^-^)/
Fiquem a vontade para comentar dar sua opinião
Porém pelo que:

- Comente a vontade , dê sua opinião, sugira, tire dúvidas;
- Deixe o link do seu blog no final do seu comentário ! Eu terei o prazer de visitá-lo;
- Não serão aceitos comentários de SDV ou troca de visitas ou somente com intuito de divulgação do seu blog! Como eu disse, comente e no final coloque o seu blog,link da sua fanpage, instagram do blog e eu terei o prazer de visitar ;
- Curta e compartilhe isso ajuda e MUITO! ♥
- Para parcerias, afiliações entre em contato na aba contato;

Fiquem a vontade *^u^*

まねた! Bye bye (^,^)/